A Gestão de Indicadores tem como finalidade estruturar um sistema de indicadores de desempenho e gestão empresarial, de forma que a organização tenha uma visão geral dos indicadores de desempenho e de um sistema de gestão empresarial baseado em análises periódicas, ações de melhorias e foco no resultado operacional.
A partir destes indicadores, o método proposto pela RIZZATTI GESTÃO DE CONFIANÇA® é trabalhar com o acompanhamento mensal em reuniões estruturadas e sistêmicas, desenvolvendo habilidades para a identificação das possibilidades de melhorias.
Os indicadores de desempenho são selecionados a partir do Planejamento Estratégico, discussões sobre os aspectos relevantes a serem mensurados na organização e por meio de consultas às sugestões de indicadores do Modelo de Excelência da Gestão. Após isto, todos os indicadores são agrupados nas seis famílias propostas pelo Modelo de Excelência da Gestão:
1. Resultados Econômico-Financeiros
2. Resultados Relativos a Clientes e ao Mercado
3. Resultados Relativos À Sociedade
4. Resultados Relativos às Pessoas
5. Resultados Relativos a Processos
6. Resultados Relativos a Fornecedores
A partir da definição dos indicadores, as reuniões de ACDG (Análise Crítica do Desempenho Global) servem para acompanhar e discutir os resultados organizacionais periodicamente, a partir das seguintes regras:
-Indicador dentro da meta não deve ser explicado;
-Indicador abaixo da meta não deve ser justificado;
-Para todos os indicadores abaixo da meta, o responsável pelo indicador deve apresentar o que está fazendo para melhorar o resultado obtido.
Este formato contribui para que sejam realizadas reuniões ágeis e produtivas, que contribuem para o surgimento de novas ações para o atingimento dos resultados almejados e definidos no planejamento.