SAFE (Seminário Anual de Formulação/Revisão das Estratégias)

SAFE

O que é?

Seminário Anual de Formulação das Estratégias (SAFE) é a metodologia Rizzatti de elaboração de planejamento estratégico para as organizações. O Planejamento Estratégico é a base do processo de tomada de decisão dos gestores das empresas. É realizado por meio de um Seminário Anual, onde são definidas as diretrizes estratégicas para os próximos 5 anos e os objetivos que deverão nortear o comportamento e as atividades a serem realizadas pelas pessoas da organização dentro deste período.

Confira um exemplo divertido de planejamento estratégico no vídeo abaixo:

Assim como o menino, que atingiu seu objetivo e terá com quem jogar futebol, você também pode atingir os objetivos da sua empresa, através de um planejamento estratégico. Responda nosso questionário de necessidades do Planejamento Estratégico e verifique se sua empresa precisa de um, clicando aqui. 

 

Benefícios

O Planejamento Estratégico é importante para aquelas organizações que não possuem objetivos futuros definidos, o que pode gerar um retrabalho e redução do resultado financeiro. A empresa que não tem objetivos estáveis muda de direção a qualquer momento, e acaba por não gerar esforço suficiente para atingir resultados melhores em nenhuma das várias direções que segue.

O Planejamento também é importante para organizações que não monitoram o ambiente em que atuam. O mercado sofre alterações ao longo do tempo, como o surgimento de novos concorrentes que dividem a participação de mercado, ou o surgimento de inovações para melhoria dos produtos no mercado, que tornam os produtos antigos obsoletos. A organização que não monitora esse ambiente fica parada no seu modo de fazer as coisas atuais, e acaba perdendo sua posição mercadológica aos poucos.

Também, o planejamento estratégico é importante para empresas que possuem estratégias definidas na cabeça dos líderes, mas que encontram dificuldades de disseminar este entendimento para a força de trabalho. O planejamento estratégico difunde os valores organizacionais na força de trabalho e permite o alinhamento do trabalho com os objetivos da organização.

 

Diferenciais do Produto Rizzatti

-A Rizzatti envolve toda a força de trabalho no Seminário e na análise dos ambientes externo e interno, o que gera um entendimento maior sobre os objetivos da organização de uma ponta a outra da estrutura hierárquica. Também a participação nas decisões do SAFE contribuem para um sentimento de pertencimento e preocupação com a empresa, amentando a motivação. O artigo disponível NESTE LINK mostra a importância da participação dos colaboradores no Planejamento Estratégico.

-A Rizzatti possui metodologia própria para elaboração e definição dos objetivos estratégicos, por meio de análise, discussão, argumentação e votação dos objetivos estratégicos. A partir dos objetivos priorizados na votação, a diretoria da organização tem a oportunidade de validar e adequar os objetivos escolhidos para lapidar as decisões estratégicas para os próximos anos. Confira fotos das discussões e decisão dos objetivos estratégicos dois SAFEs realizados para os clientes Grupo Batista, NESTE LINK, e Trevisan Alimentos, NESTE LINK.

-A Rizzatti fornece todas as ferramentas necessárias para garantir o acompanhamento e execução dos planos de ação definidos para o atingimento dos objetivos estratégicos. É comum ocorrer a realização de um planejamento, sem que se ponha em prática o que foi planejado. A Rizzatti trabalha com dois tipos de ferramentas que auxiliam na execução: planilhas do Microsoft Excel e o com o software Scopi, elaborado exclusivamente para acompanhamenot das estratégias. O Artigo a seguir reforça a dificuldade de implementação do planejamento estratégico, que são sanados pelo método da Rizzatti. Clique aqui.

-A metodologia do SAFE é alinhada aos Fundamentos da Excelência de Gestão do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), permitindo assim diagnosticar os desafios e o potencial da organização para assim alinhar as necessidades analisadas com a visão e com os objetivos estratégicos da empresa, procurando mensurar não só o resultado, mas também o andamento do processo planejado, aumento assim as chances de sucesso no planejamento.

 

Metodologia:

A elaboração do Planejamento Estratégico por meio do SAFE que contempla três etapas: Análise, Formulação e Implementação.

Análise: Esta fase é realizada previamente ao Seminário, onde o coordenador de gestão juntamente com os diretores que realizam ações como definição dos Fatores Críticos de Sucesso, e toda a organização realiza o FOFA, observando os ambientes interno e externo da empresa;

Formulação: Nesta fase, é onde se realiza o Seminário, apresentando assim a Meta Geral, formulando-se as Diretrizes Estratégicas e definição dos Objetivos estratégicos baseados nos passos que foram seguidos anteriormente.

Implementação: Nesta última fase, acontece o desdobramento dos projetos em Planos de Ação, onde são definidos alguns projetos e estabelecendo-se metas que servirão como indicadores para a avaliação das estratégias. Também nesta fase, é realizado um acompanhamento dos Planos de Ação decididos anteriormente.

Comments

comments