Ocorreu nos dias 03 e 04 de Março o curso sobre 5S no Grupo Batista. O Evento foi ministrado pelo Consultor Carlinho Rizzatti. Conhecemos o 5S como meio de cuidar dos ambientes. Com os cinco sensos liberamos área, evitamos desperdícios, cuidamos da aparência. No entanto, como a prática do 5S depende de pessoas, é preciso pensar em pessoas quando orientamos o 5S.
Só teremos ambientes organizados e limpos quando as pessoas que interagem com eles sejam preparadas para atuação baseadas em organização e limpeza. Parece claro, quando lembramos que em qualquer treinamento treinamos pessoas. Porém, se você orienta o 5S em instituições escolares ou empresariais, recomendo pensar um pouco nos cinco sensos focados em pessoas.
Cada senso deve ser aplicado para melhorar a vida do ser humano e sua interação com o ambiente e outros Fatores da Qualidade, os equipamentos, materiais, métodos e medidas. Veja as dicas da tira em quadrinhos (são orientações publicadas nas cartilhas Melhorando a Vida no Trabalho e Cada Vez Melhor, de minha autoria). Os princípios de cada senso se aplicam muito bem à pessoa. Naturalmente, foi preciso fazer algumas adaptações.
É desagradável ouvir “Utilizar as pessoas adequadamente”, no primeiro senso. Mas podemos dizer “utilizar bem as competências das pessoas”. Experimente passar uma semana estimulando o pensamento a respeito do 5S focado na melhoria do ser humano. Comece no domingo, fortalecendo sua autodisciplina. A partir da segunda-feira, com Utilização, faça reflexão estimulada por um senso por dia.
Com os três primeiros sensos, vai melhorar o jeito de agir. Os dois últimos, colaboram para melhorar o jeito de ser. Melhorando o jeito de ser e de agir, evoluímos em equilíbrio, holísticos, sem estresses e produtivos.