A distância entre a vontade de empreender e o sucesso no negócio, entretanto, é grande, e permeada por desafios. Desconhecimento de mercado, falta de noções financeiras e falhas no planejamento costumam arruinar ideias aparentemente infalíveis.
De cada cem empresas criadas no Brasil, 24 fecham as portas antes de completar dois anos, conforme dados do Sebrae.
Como começar
1. Em que você pode empreender?
A escolha do nicho de negócio deve levar em conta as habilidades do empreendedor. Exemplo. Também é preciso saber até que ponto experiências anteriores podem ser rentabilizadas com um novo negócio.
2. Conheça clientes e concorrentes
Um bom estudo de mercado é como um mapa: mostra para onde se pode avançar e o melhor caminho. Ao conhecer concorrentes, será possível saber como superá-los, seja em preço, seja em qualidade ou atendimento; ao conhecer os potenciais clientes, ficará claro o que eles procuram e se há espaço para uma nova empresa no setor.
3. Saiba porque empreender
Depois de conhecer o mercado, é hora de fazer o plano de ação, ou seja, compreender seus diferenciais, reconhecer suas fraquezas e elaborar um produto capaz de reunir o que a empresa terá de melhor.
4. Saiba aonde buscar o dinheiro
Empreender seguindo um plano de negócio bem definido ajuda para captar financiamento ou sócios. No início da operação, pode-se combinar sociedade com fornecedores, comprometendo-se a pagar quando começar a faturar. Mas é preciso ter cuidado para não comprometer grande fatia da receita com compromissos fiscais.
5. Avalie, avalie e avalie
As estratégias e o plano de ação existem para dar início à empresa, e não para permanecerem estáticos. A cada seis meses ou um ano, é importante rever pontos como demanda de mercado, oportunidade de expansão, investimentos em marketing e analisar o fluxo financeiro.
Como crescer
1. Gestão do início ao fim
Saber como funciona cada departamento de sua empresa, entender o que pode ser melhorado nos processos mais corriqueiros e detectar os erros e acertos do dia a dia pode ser a diferença entre se manter competitivo e fechar as portas do negócio. Portanto, pense com cabeça de gestor.
2. Copie o que é bom
Não deixe de estudar seus melhores concorrentes. Saiba o que fazem de diferente, o que têm de especial no seu produto, com qual margem de lucro trabalha e onde eles querem chegar. E então, veja se é o caso de trazer alguma ideia para seu negócio.
3. Seus funcionários pensam como você?
Conforme amplia o número de colaboradores, o empreendedor vê crescer também a necessidade de mostrar aos empregados quais os princípios da empresa, onde se quer chegar, e quais são os diferenciais. Capacitação e treinamento ajudam a alinhar a equipe ao planejamento.
4. Verifique se está no caminho certo
A cada período, em geral em momentos em que o mercado se estabiliza, cabe ao empresário analisar se o planejamento estratégico e o plano de ação da empresa estão sendo seguidos. Muitos empreendedores se acostumam a agir por instinto após o início do negócio, deixando de lado seus princípios mais básicos. Isso é perigoso.
5. Não espere o cliente para crescer
Muitos empresários são pegos de surpresa quando há uma repentina alta na demanda de clientes. Sem estrutura ou preparo, perdem a chance de ampliar sua carteira. O crescimento da empresa, incluindo treinamento, compra de computadores ou estoques, deve ocorrer de forma a se antecipar à procura pelos serviços.
Fonte: Zero Hora