Confira abaixo a participação de um dos nossos consultores, o Ismael Pranke, na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Onde era proposto a problemática de uma leitora. Logo pode-se ver a resposta completa do consultor.
A leitora Elaine Colasso, de Itatiaia (RJ), nos mandou a dúvida abaixo. Que conselho você daria a ela? Deixe um comentário aqui no fórum de discussão da rede. Algumas respostas poderão ser publicadas na edição de abril da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
“Faço bombons caseiros há três anos. Na última Páscoa, produzi sozinha 700 ovos de chocolate e quem cuidou das vendas foi o meu marido. Eu faço os ovos e os bombons de maneira artesanal, usando apenas uma panela e algumas formas feitas de PVC com silicone. Estou pensando em investir no negócio e comprar uma mesa de mármore, mais apropriada para manusear o chocolate, e uma derretedeira elétrica. Com mais equipamentos, quero expandir a minha cozinha. Mas tenho dúvidas: será que essa é a hora certa para crescer?”
Elaine Guedes de Assis Colasso, Itatiaia, RJ
Olá, Elaine!
Gostaria de levantar três questões importantes para embasar a sua decisão.
- Tem mercado para você vender mais ovos de chocolate? A análise de mercado é a mais primordial para tomar uma decisão de expansão. Se você produzir mais do que a sua demanda, vai passar o ano todo comendo chocolate que não vendeu.
- Além do investimento em máquinas, quanto você precisa investir em mão-de-obra? Você conseguirá treinar pessoas para realizarem a produção? O treinamento e capacitação de pessoal para a realização dos processos são um dos pontos mais esquecidos nas decisões de investimento. Adianta investir em mais máquinas, se não haverá pessoas para operá-las? A habilidade que você tem para produzir os ovos é difícil de ser aprendida por outra pessoa?
- Dê uma avaliada no retorno sobre o investimento. Em quanto tempo ele irá se pagar? Você tem recurso financeiro próprio para o investimento? Se não tem, precisará calcular o custo do capital de terceiros e verificar se vale à pena o investimento. Lembre-se aqui de projetar maiores gastos com energia, pessoal (para produzir e para vender os chocolates), manutenção, antes de projetar o retorno do investimento.
Se você tem mercado, capacidade operacional para produção, e uma bom retorno previsto do investimento, vá em frente, mãos a obra e boa sorte! Não perca a oportunidade!
A revista já se encontra disponível nas bancas.
Edição de Abril de 2013 Nº 291. Pg 108 .