Dicas de como criar um ambiente favorável para gerenciar os conflitos na empresa:
Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os conflitos organizacionais sejam exceção e não regra.
Quando a organização é sinceramente preocupada com o ambiente interno, situações típicas de ciúmes, “rádio-peão” e outros comportamentos nocivos – quando aparecem – são natural e facilmente superados. A seguir listamos algumas recomendações para criar bons ambientes de trabalho:
- Incentivar práticas onde prevaleçam a cooperação, o respeito e o profissionalismo;
- Incentivar o diálogo sempre, por mais séria que seja a divergência;
- Esclarecer que no relacionamento humano, as percepções tornam-se a realidade e, muitas vezes, as percepções são baseadas em inverdades, presunções erradas e boatos, entre outros;
- Desenvolver programas de metas e objetivos que sejam alcançados somente com o compartilhamento mútuo de pessoas e/ou áreas que apresentem maiores divergências ou discordâncias;
- Desenvolver cultura organizacional visando a construção do futuro onde as experiências passadas sejam analisadas e consideradas. Em outras palavras, aprender com os erros do passado;
- Estabelecer acordos que apresentem benefícios e ganhos equilibrados para as partes envolvidas.
(Fonte: http://www.gestordeempresa.blogspot.com.br)